foto_amin.jpeg

Prefeitura mantém abertas

as inscrições para curso de

Práticas de Açougue

 

A Secretaria Municipal de Planejamento Econômico, através da Agência do Trabalhador (Escola do Trabalho), marcou para o dia 23 deste mês, o inicio do curso  de “Práticas em Açougue”. Será o primeiro dos dez cursos profissionalizantes ofertados pelo município de forma gratuita com o objetivo qualificar sua mão de obra e, com isso, auxiliar o trabalhador no ingresso ao mercado de trabalho.

O curso  será ministrado pela unidade local do Senac/PR e as inscrições vão até terça-feira, dia 10. “Se você não está trabalhando e quer ter experiência para ingressar no campo de trabalho, procure a Agência do Trabalhador  com seu documentos pessoais e se inscreva para o curso. É de graça e representa uma grande oportunidade de qualificação”, orienta  Gisele Picolotto, diretora da Agência do Trabalhador. (Comunicação/Prefeitura)

foto_vacina.jpeg

Vacinação contra a Covid-19

segue em  bom ritmo em

Cornélio Procópio

 

Cornélio Procópio segue apresentando um ritmo satisfatório na campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o último domingo (08), desde que iniciou as aplicações em janeiro deste ano, 81,57% das pessoas da comunidade já haviam sido vacinadas com primeira dose, dependendo da variedade do imunizante, e também as que receberam a vacina em dose única.

O número das que receberam somente a primeira dose soma 30.063 pessoas, o que dá um percentual de 79,07%. Já as pessoas que receberam a segunda dose somam  11.477, o que dá um percentual de 30,18%. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e indicam  também que 12.425 procopenses já fecharam o esquema vacinal, o que representa 32,68%. O total de pessoas vacinadas no município acima dos 18 anos, segundo o IBGE,  até agora é de 38.016.

 “Estamos bastante satisfeito com os números conseguidos até agora. Conseguimos montar uma equipe de alto nível que vem realizando um trabalho exemplar, seja através do nosso pessoal da Prefeitura, Defesa Civil, alunos do Tiro de Guerra e outros voluntários. Só não avançamos mais neste processo  porque, infelizmente, não depende só do município. À medida que vamos recebendo a vacina, seguimo com as aplicações”, disse o prefeito Amin Hannouche que, ao lado da vice-prefeita, Angélica Olchaneski, tem se envolvido pessoalmente no trabalho. (Comunicação/Prefeitura)

 foto_refis.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

oferece oportunidade para

quitação de impostos atrasados

 

Com o Refis 2021, há  casos em que a redução chega a 100% das multas e juros

 

R$ 50 milhões. Esse é o montante aproximado que contribuintes pessoas físicas e jurídicas devem ao Município de Cornélio Procópio. E o Refis que está em vigor é uma oportunidade para quitar esses débitos com descontos em juros e multas de impostos que já estão vencidos.

O Refis em Cornélio Procópio começou em julho e entre as vantagens, está o pagamento à vista ou parcelado de dívidas municipais. Em alguns casos, a redução chega até 100% do valor de multas e juros, dependendo da dívida e do plano que o contribuinte  escolher.

De acordo com a Lei Complementar,  publicada no Boletim Oficial do Município do dia 15 de julho, a prefeitura concede descontos dos juros e multas de tributos municipais gerados até o dia 31 de dezembro de 2020. o objetivo é dar oportunidade aos cidadãos para regularizarem seus débitos em IPTU, taxas, tarifas e multas municipais, inclusive.

“Procuramos com essa iniciativa auxiliar nossa população  que, em meio à pandemia, no ano passado, não conseguiu quitar seus tributos. Agora será possível fazê-lo parcelado e com desconto de juros e multas. Esse é mais um compromisso que cumprimos com o cidadão procopense”, explicou o prefeito Amin

De acordo com o programa, o parcelamento pode ser feito de acordo com as possibilidades de cada contribuinte. À vista, gozará de desconto de 100% incidente sobre os juros e multas. Já parcelado, os descontos são: 90%, em 3 parcelas; 80%, em 12; 60%, em 24; 40%, em 36; 20%, em 48; e  e desconto de 5%, se o contribuinte optar pelo pagamento em 60 parcelas.

Em caso de atraso no pagamento de qualquer das parcelas por 90 dias, o parcelamento será revogado. O município lembra que, por conta da lei de responsabilidade fiscal, a prefeitura tem a obrigação de executar quem está inadimplente, o que reforça a importância do Refis. O prazo para adesão ao programa já está vigorando desde o último dia 17 de julho. (Comunicação/Prefeitura)

 

 

Cornélio Procópio realiza

Audiência Pública para discutir

revisão do Plano Diretor

 

Atualização do seu Plano de Expansão Urbana. Este o tema da audiência pública que a Prefeitura de Cornélio Procópio realizou na tarde desta sexta-feira (06), no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central da cidade). Com participação de representantes do Legislativo, empresários e outros membros da sociedade, discutiu, nesta primeira etapa,  as primeiras ações de revisão do plano que vai servir de base para o futuro do município.

Apresentado por Adilson Correia, projetista da Secretaria Municipal de Planejamento, o plano incluiu todas as áreas da cidade e favorece a implantação e expansão de novos empreendimentos na zona urbana, incluindo áreas para novas empresas, loteamentos, indústrias, etc. No centro da cidade, toma por base os prédios que têm sua saliência invadindo para as calçadas. Com orientação da Copel, haverá uma modificação para as futuras construções.

“Tratamos isto como um dos grandes projetos da nossa administração. A nossa equipe técnica trabalhou de forma rápida, pragmática e muito eficiente e conseguiu passar para a comunidade presente, principalmente ao representante do Ministério Público esse trabalho técnico.  O objetivo do município nesse primeiro momento é  ampliar a área passível de construções de novos empreendimentos até que o município possa contratar um no Plano Diretor que disciplinará toda a questão territorial do município”, disse o prefeito Amin Hannouche que também participou da audiência.

De acordo com a sua previsão, o novo Plano Diretor deverá estar pronto em um ano até ser contratado, executado e concluído. “Esse Plano de Expansão deverá acontecer de forma rápida. No próximo dia 23, teremos uma nova audiência pública. A partir daí, o projeto segue para a Câmara Municipal. Lá, os vereadores terão oportunidade de promover alguma mudança ou mantê-lo como está. A partir daí, vira uma lei e, em seguida, os empresários estarão autorizados em construir e empreender e com isto gerar mais trabalho e renda para o município”,  complementou o prefeito. O Promotor de Justiça, Erinton Cristiano Dalmaso, também participou da audiência. (Comunicação/Prefeitura)