Pais de estudantes com atividades

escolares atrasadas podem ser

notificados pelo Conselho Tutelar

 

Mesmo sem aula presencial os estudantes devem manter as atividades em dia para que não percam o vínculo com a escola

 

Os estudantes de Cornélio Procópio, como na maioria dos municípios brasileiros, seguem com aulas não presenciais devido à pandemia provocada pelo Coronavírus. Durante esse tempo, as atividades escolares vêm sendo disponibilizadas, tanto virtualmente, quanto entregues impressas aos alunos com o propósito de motivá-los e comprometê-los com as atividades da escola.

Há, entretanto, alguns pais de famílias que deixam de seguir essa conduta, cujos filhos não vêm cumprindo com essas tarefas.  Deixam de retirar ou entregar as atividades passadas pelas escolas.

Após tentativas sem sucesso das escolas, o Conselho é acionado para promover a busca ativa desses estudantes através da notificação, de acordo com o artigo nº 53 do Eca que trata dos direitos da criança e do adolescente. Após a terceira notificação de advertência, o responsável pode ser penalizado com multa.

“As mães ou pais devem retirar as atividades que são encomendadas pelas escolas e devolvê-las no prazo certo. O não cumprimento dessa medida, caso os pais não mantenham o contato com a escola, pode até gerar um processo administrativo. A criança não tem culpa, pois, os pais é que são responsáveis por ela, tanto na escola municipal como na estadual”, disse a conselheira tutelar Aparecida do Carmo Romano.

O Conselho notifica os pais para que retirem essas atividades na escola para que seus filhos sigam cumprindo com as tarefas, evitando que o órgão tenha que realizar uma busca ativa e a notificação de seus responsáveis. “É uma ação que, além de reverter em faltas, pode gerar até a reprovação escolar”, alerta a conselheira.

As escolas informam os dados sobre os alunos que não estão cumprindo com as atividades propostas em casa e o Conselho Tutelar faz o contato com a família da criança e adverte aos pais. Caso não obtenha sucesso, encaminha situação ao Ministério Público. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: “Situação pode gerar faltas e até reprovação”, diz a conselheira

Cornélio Procópio segue vacinando

seus idosos contra a Covid-19. Hoje,

foi a vez das faixas de 73 e 74 anos

Outra grande fila de carros se formou nesta quinta-feira (25) no interior do Tiro de Guerra 05-002 em Cornélio Procópio seguindo o cronograma de vacinação no município contra a Covid-19. Foi a vez dos idosos de 73 e 74 anos que receberam a primeira dose da vacina Coronavac/Butantã, aplicada através do sistema Drive Thru.

De acordo com cronograma, as aplicações continuam seguindo a ordem decrescente de idade  e, nesta sexta-feira, 26 de março, serão imunizados os idosos de 71 e 72 anos. Nos dias 27, sábado, recebem a vacina quem tem 70 anos completos; na segunda-feira, dia 29, os das faixas de 70 a 79 anos.

Lembrando que as aplicações são feitas sempre no período das 8 às 14 horas, sendo obrigatória a identificação através de apresentação do CPF ou Cartão do SUS. O atendimento é na ala de instruções do no interior do Tiro de Guerra local. (Comunicação/Prefeitura).

Fotos: Nesta quinta-feira, o atendimento foi para idosos com 73 e 74 anos.

 

golpe

Golpe

Em Cornélio Procópio, denúncias

de falsa vacinação provocam alerta

da Secretaria Municipal de Saúde

 

Aproveitadores tentam se passar por vacinadores para aplicar a extorsão

Denúncias de falsa vacinação contra a Covid-19 vêm gerando preocupação e indignação de profissionais da saúde em Cornélio Procópio. Criminosos estariam aproveitando a expectativa da população para receber a vacina e aplicar golpes.

As denúncias chegaram à prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Duas pessoas, se identificando como funcionários do órgão e aproveitando a ansiedade das pessoas tentam aplicar o golpe na cidade.

De acordo com as denúncias, pelo menos duas suspeitas foram a uma residência e disseram que iriam vacinar seus moradores. A família desconfiou da ação já que, quem tinha direito a uma dose na casa, já havia recebido o imunizante e acabou denunciando o caso.

“Essa foi a única denúncia que recebemos aqui e até já falamos com a população para alertar as pessoas sobre isto. A gente fica preocupada com a situação e indignada com até onde o ser humano pode chegar”, reagiu a secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski.

Informou que a equipe de vacinação até faz esse trabalho, mas exclusivamente para as pessoas que estão acamadas ou que têm a locomoção limitada e com agendamento. Neste caso, se as famílias não reconhecerem os vacinadores, é só entrar em contato a sua secretaria. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Preocupação e indignação

 

Cornélio Procópio vai

instalar radares para

disciplinar o trânsito

Equipe da Prefeitura de Cornélio Procópio concluiu esta semana o trabalho de retirada dos redutores denominados de tachões colocados em alguns pontos da cidade para conter os excessos de velocidade. Serão substituídos por radares com câmeras modernas para executar a mesma finalidade.

A medida foi tomada pelo prefeito Amin Hannouche atendendo a apelo da população. “A própria população nos pedia a instalação desses redutores. Entretanto, com o passar do tempo, constatamos não ser a solução ideal para disciplinar o trânsito nessas áreas. Assim, optamos por um sistema mais moderno e funcional”, disse o prefeito.

“Já estamos providenciando para que esses radares sejam colocados em pontos considerados críticos na cidade. É para que haja mais respeito, pois, a partir de agora, haverá multa também”, avisou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Sistema Viário, Leonardo Miyamoto.

Adiantou que a prefeitura já escolheu modelos que funcionam com eficiência em cidades como Londrina, Maringá e Umuarama. Além do caráter educativo, os equipamentos fazem a captura da imagem e da velocidade, inclusive com link direto com a Polícia Militar.

Em princípio, os equipamentos serão instalados em vias como avenidas Paraíso, Alberto Carazzai e Francisco Morato, entre outras. “A medida pretende chamar a atenção dos motoristas para que não ultrapassem os limites de velocidade das vias e assim não sejam flagrados pelos dispositivos, concluiu Miyamoto.

 (Comunicação/Prefeitura).