WhatsApp_Image_2022-06-15_at_09.05.21.jpeg

Cornélio Procópio tem saldo positivo no processo de geração de empregos

 

 Registros do CAGED mostram posição confortável

em relação a outros municípios

        Cornélio Procópio registra no momento um saldo altamente positivo na oferta de empregos. Mesmo após o longo período de pandemia dos últimos dois anos, o município ainda se mostrou bastante ativo no processo de disponibilidade de vagas, com a oferta de oportunidades de emprego no comércio, indústria e serviços.

     Dados oficiais divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) colocam o município numa posição confortável em relação a outros municípios de seu porte. Neste ano, foram 3.796 admissões contra 2.891 desligamentos, o que dá um saldo positivo de 905 colocações no mercado de trabalho.

     Os registros divulgados este mês pelo órgão, que mantém os dados oficiais de cada município da federação, apontam uma situação relativamente confortável em comparação com municípios de seu porte. É o caso de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, respectivamente, com saldos de 202 e 254.

     De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no início da pandemia em 2020, o município tinha 14.911 empregos formais. Já em 31 de maio deste ano, tem 16.879 pessoas trabalhando informalmente. Isto indica que, na prática, o município gerou em dois anos 2 mil vagas de empregos formais.

Intermediação

     A Agência do Trabalhador, órgão municipal ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mantém um atendimento diário de 100 a 120 pessoas em média na intermediação de vagas de emprego. Conforme seus registros, de janeiro a maio deste ano, 467 trabalhadores foram colocados no mercado com carteira assinada.

     A demanda de trabalho na agência este ano, segundo sua diretora, Gisele Picoloto, aumentou consideravelmente. O aumento, de acordo com ela, se deve ao trabalho de visitas feito às empresas, o que aumentou a credibilidade e consequente disponibilidade de vagas nas pequenas, médias e grandes empresas locais.

     “Temos procurado fazer um trabalho de intermediação de vagas transparente, alinhando os pré-requisitos de vagas impostos pelas empresas ao perfil de nossos trabalhadores. Com isso, detectamos sua aptidão através de uma pré-entrevista e cadastro extraído do PIS”, explica a diretora.

Qualificação

     Outra preocupação citada por ela e atribuída à gestão do prefeito Amin Hannouche é a qualificação de mão de obra do jovem que deseja ingressar no mercado de trabalho e de trabalhadores que não concluíram sua escolaridade. Somente no ano passado, foram promovidos 11 cursos de qualificação, com a maioria dos participantes sendo colocada no mercado de trabalho.

     Ela prevê que para este ano não será diferente. “Vamos trazer alguns cursos profissionalizantes em parcerias com instituições conceituadas, como Sistema S; Frigorífico do Peixe; Regional de Saúde e Escola de Saúde do Paraná, entre outros órgãos”, exemplificou.

   A Agência também mantém um trabalho de conscientização sobre a importância da escolaridade para se conseguir uma colocação. Para isso, mantém um trabalho de orientação quanto ao comportamento nas entrevistas de emprego, através de colégios e instituições como Tiro de Guerra, redes sociais  e emissoras de rádio da cidade. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Gisele: parceria com as empresas e a qualificação como prioridade

F06D2A54-A214-41EB-8ECF-E3CABCB12148.jpeg

1B1EF795-FF1B-485C-88C9-92C04A24E652.jpeg
ACECP e Prefeitura entregam premiação do Dia das Mães

Na manhã de terça-feira, dia 14, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), aconteceu a entrega da premiação da campanha realizada pelo Dia das Mães. Foram mais de 80 mil cupons distribuídos em todo o comércio associado da cidade que premiou a Izabel Cristina Felipe com uma moto Scoolter zero km. A vice-prefeita, Angélica Olchaneski, participou da entrega do prêmio e felicitou Izabel. “Reconhecemos a importância do comércio em nossa cidade, por isso sempre estamos presentes e somos parceiros desta instituição que alavanca milhares de empregos em nosso município”, ressaltou. A loja que realizou a venda para a sorteada foi a Bella Center Cosméticos e a vendedora, Bruna Camilo Franco, ganhou R$ 500,00. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-06-14_at_15.24.06.jpeg

 

IBGE vai promover Processo

Seletivo Simplificado

complementar para recenseador

 

     O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE que, no município, conta com o apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio,  abriu mais um processo seletivo simplificado complementar na região.   Visa a contratação de recenseadores para o Censo Demográfico 2022.

     É que em vários domicílios não houve a quantidade necessária de vagas preenchidas no primeiro processo visando a contratação temporária de profissionais. Nesta fase os candidatos não terão que ser aprovados em prova objetiva.  Passarão por outros critérios para classificação, dentre eles, títulos e idade. (Comunicação/Prefeitura)

Obras físicas no Hospital Regional de

Cornélio Procópio já alcançam 98,21%

Estão em fase final as obras físicas do Hospital Regional de Cornélio Procópio. Construída na zona noroeste da cidade, a unidade conta atualmente com 98,21% de suas obras físicas prontas, com previsão de estarem concluídas em aproximadamente 90 dias.

     A avaliação é do engenheiro civil da prefeitura que responde pela fiscalização das obras no local, Welington Voltolini.      Pronta, a obra será uma das mais importantes em seu segmento. Vai atender usuários do SUS das 18ª, 17ª e 19ª Regionais de Saúde, que abrangem cidades dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Norte do Paraná, do Norte Pioneiro e também de Médio Paranapanema. Ao todo, beneficiará um contingente populacional de 1.345.357 habitantes.

Ampliação

     Esta ainda é a primeira etapa da obra que, antes mesmo de estar totalmente concluída, já está sendo ampliada para comportar mais 32 leitos.  Um processo licitatório já está  em andamento para essa ampliação.  As obras desta nova etapa serão construídas sobre o bloco C e correspondem a uma segunda parte da base física do hospital.

     Ainda de acordo com a avaliação do engenheiro, o que ainda falta para a conclusão dessa primeira parte é a ligação pela Copel da energia elétrica.  É a energia definitiva que vai alimentar os transformadores e todo o hospital. No momento, a ligação que serve o local ainda é provisória.

     Para essa etapa, a Copel já fez uma parte da ligação. Outras providências estão sendo executadas com pequenos  reparos nos vidros e encaixilhas nas janelas de alumínio; aplicação de resina nos pisos para facilitar a limpeza  e separação de vagas destinadas pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), entre outras providências.

     No começo deste ano, o Governo do Paraná repassou recursos da ordem de R$ 16,41 milhões para o Hospital Regional.  Depois de inaugurado, o hospital levará o nome do pioneiro Amin Hannouche, pai do prefeito Amin José Hannouche. A construção da obra se deve ao esforço pessoal deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Luísa Canziani (PSD) e do ex-deputado Alex Canziani. (Comunicação/Prefeitura)