3_obitos_por_covid.jpeg

Mais 03 óbitos por Covid-19

são confirmados em Cornélio

Procópio e total chega a 94

 

Novas cepas da doença aumentam a contaminação entre os jovens

 

Mais 03mortes por Covid-19 são confirmadas em Cornélio Procópio, chegando ao total de 94, desde o início da pandemia. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, dia 19. No domingo, o município confirmou dois óbitos e um terceiro, na madrugada desta segunda-feira. A vítima era um paciente do sexo masculino de 49 anos.

Durante entrevista à Radio Graúna na manhã desta segunda-feira, a prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, lamentou as novas baixas e manifestou outra preocupação: O aumento dos casos da doença entre os jovens em decorrência do surgimento de duas novas cepas.

“Infelizmente, a contaminação tem se mais entre os jovens. Duas novas cepas foram identificadas em nossa região e são muito mais agressivas do que essa que estamos passando. Pelo que temos observado, a contaminação tem sido de maneira violenta e mais rápida levando a pessoa diretamente para os hospitais por exigir um tratamento mais intensivo”, disse Angélica.

Preocupação

Outro fator de preocupação, segundo a prefeita, é o comportamento das pessoas quanto ao cumprimento das medidas fixadas pelo município para enfrentamento da doença. Há denúncias de que algumas atividades comerciais descumpriram o decreto municipal permitindo aglomerações em seus estabelecimentos.

“O movimento de final de semana, mesmo o município ter flexibilizado até às 22 horas, tivemos um comportamento complicado. Partindo, inclusive, de alguns empresários que abriram suas portas, receberam as pessoas e permitiram que seus estabelecimentos ficassem lotados. Se permanecermos assim, com certeza, o resultado daqui há duas semanas será outro e para pior”, previu.

Disse que o conselho de saúde do qual participa recebeu diversas denúncias no último fim de semana sobre o descumprimento do que ficou combinado. Em vários bares e restaurantes, segundo ela, estavam trabalhando com a capacidade de atendimento muito acima do que foi combinado.

Lamentou que os proprietários desses estabelecimentos não tenham cumprido com o que foi tratado em reunião. “O dono do estabelecimento deve saber qual é o seu limite e isto não está ocorrendo. Infelizmente, tivemos uma má interpretação e alguns comerciantes não estão cumprindo com o que combinamos”, lamentou. Informou que o município deverá rever a situação. (Comunicação/Prefeitura)

Kit de Alimentos

 

Educação de Cornélio Procópio

inicia entrega para semana que vem

 

A Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio anunciou hoje que inicia na semana que vem a entrega do segundo kit de alimentos. Será no período de 19 a 23 de abril e entregue aos 3.750 alunos matriculados na sua Rede Municipal, através das escolas e CMEIs.

Os kits poderão ser retirados pelos pais ou responsáveis com as atividades impressas. São compostos por alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, leite, bolacha, açúcar, entre outros.

São 11 quilos e 200 gramas, totalizando 41 toneladas de alimentos a serem distribuídos aos estudantes. A elaboração e distribuição serão feitas pela Merenda Escolar, coordenada pela  nutricionista Carla Druzini.

Desta maneira, o município de Cornélio Procópio cumpre o seu compromisso de fornecer o reforço alimentar a que os alunos têm direito, enquanto não for possível o retorno das aulas presenciais. (Comunicação/Prefeitura)

Romanelli identifca recursos para conclusão

do Hospital Regional de Cornélio Procópio

 

 

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) anunciou hoje que já identificou uma fonte de recursos que permite a compra de mobiliário e equipamentos para o Hospital Regional de Cornélio Procópio. O anúncio foi feito pelo parlamentar, durante entrevista ao jornalista José Leite Cordeiro na Rádio Graúna FM, a qual participou junto da prefeita em exercício, Angélica Olchaneski. As obras do novo hospital estão sendo executadas na zona sudoeste da cidade, nas proximidades do conjunto residencial Martha Dequêch.

De acordo com ele, o investimento para que o hospital fique totalmente pronto é estimado em R$ 20 milhões. “Estamos trabalhando muito neste projeto. Já identificamos os recursos e isso é absolutamente prioritário”, ressaltou. Disse que espera uma audiência com o governador para dar encaminhamento à conclusão do hospital que está na fase final das obras civis e precisa ser equipado para poder funcionar. Este trabalho e empenho do deputado acontece em paralelo aos esforços e trabalhos do prefeito Amin Hannouche e da prefeita em exercício Angélica Olchaneski. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Romanelli, durante participação no programa da Graúna

foto_corujão.jpeg

“Corujão da Vacinação” atende

mais de 300 pessoas de Cornélio

em noite de aplicações

 

Mais de trezentos idosos de Cornélio Procópio, com 75 anos, receberam a vacina contra a Covid-19 na noite desta quinta-feira (15). Foi pelo programa denominado de “Corujão da Vacinação”, lançado pelo Governo do Estado e praticado por alguns municípios do Paraná.

Além da prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, também estiveram presentes o prefeito licenciado Amin Hannouche e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. Amin foi uma das pessoas que ficaram muito satisfeitas com o trabalho. Para ele, a vacina traz uma boa sensação a todos pela segurança que representa diante deste cenário criado pela doença.

E, Paralelamente ao trabalho de aplicação, aconteceu também mais uma rodada de arrecadação de alimentos pelo projeto municipal “Vacinação Solidária”. Outro grande sucesso com o que foi conseguido. Novamente uma boa quantidade de alimentos foi arrecada e será destinada às famílias mais necessitadas do município.

Neste fim de semana, não haverá vacina e o trabalho será direcionado especificamente ao pessoal ligado à segurança pública. Segundo Angélica, há uma previsão de que o município receba mais uma remessa do produto e a equipe vai se ajustar para reiniciar as aplicações. De acordo com ela, já existe uma acerto para segunda-feira, com aplicação da segunda dose para as pessoas de 73 e 74 anos. (Comunicação/Prefeitura)