Prefeitura de Cornélio Procópio

vai investir  R$ 2 milhões na

reestruturação do Lago São Luiz

 

Projeto indica melhorias para transformar o local em  grande centro urbano de lazer

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, anunciou que a prefeitura está montando um  amplo projeto de revitalização do Lago São Luiz de forma a transformá-lo em novo cartão de visitas do município. Um amplo projeto arquitetônico está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, envolvendo recursos de aproximadamente R$ 2 milhões que virão do Governo do Estado através de gestão política do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Com as melhorias projetadas para o local, a Administração Pública pretende unir em um só espaço preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades. O objetivo é valorizar esse espaço público na zona urbana do município, tornando-o mais atrativo e agradável para a convivência dos procopenses. O processo de revitalização prevê a colocação de novos elementos para atender todas as idades.

“O primeiro passo foi dado quanto escolhemos aquele espaço para instalar ali o nosso Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU das Artes),  Agora, com o novo projeto, vai integrar, em um mesmo espaço outras atividades. Com os recursos conseguidos pelo deputado, vamos transformar o lago e seu entorno em um dos melhores locais de lazer do município”, adiantou Hannouche.

O projeto prevê intervenções em toda a orla do lago, com melhorias de urbanização e paisagismo para oferecer conforto à população de todas as idades. Os recursos virão do Programa Estadual de Parques Urbanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e, entre as principais melhorias, está a pista de caminhadas sustentável.

“Atualmente, temos uma pista em forma de ferradura. Pelo projeto, será fechado o cerco com uma rampa sobre o lago paralela à Rua João Reghin”, adiantou a arquiteta Simone Braga Amin, diretora municipal de Planejamento e responsável pelo projeto.  Será emborrachada em toda sua extensão com material importado e moldada no local com emprego de borracha moída colorida.

Outras melhorias serão aplicadas na recém-batizada Alameda Dona Belanisa de Oliveira, com aplicação de paver em toda sua extensão; iluminação total da pista; revitalização total da área com o plantio essências nativas e ornamentais; construção de estacionamento ao lado do CEU; ligação da Rua Aparecido Cassiano com a Rua do Lago; construção de chafariz e todos os dispositivos de acessibilidade, tudo dentro das normas do IAT (Instituto de Água e Terra). (Comunicação/Prefeitura)

foto_conselheiros_de_politicas_1.jpeg

foto_conselheiros_de_politicas_2.jpeg

foto_conselheiros_de_politicas_3.jpeg

Cornélio Procópio elege os

novos conselheiros de políticas

culturais do município

 

Cornélio Procópio anuncia os novos integrantes eleitos para compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município (CMPC), no biênio 2021-2023. A escolha aconteceu na sexta-feira da semana passada, dia 20, no Centro Cultural Galdino de Almeida, área Central da cidade com a participação de vários membros da sociedade e do prefeito Amin Hannouche.

O Conselho é vinculado administrativa e financeiramente à Prefeitura e voltado a promover a gestão cultural do município. O processo eletivo contou com a participação efetiva de participantes de diversos segmentos e áreas culturais do município que definiram os representantes titulares e suplentes que vão conduzir os conselhos governamentais e não governamentais.

Os novos conselheiros governamentais eleitos são: Ademir Balera da Silva, Eliane Banaki Campos, Angélica Olchaneski, Najylla Nogueira, Celso Wanderley Marin, Diones Carlos Campos, Rogério Alves Carneiro e Christiane Lucas Teixeira de Souza. Os não governamentais são: Beatriz Aparecida Banaki de Campos, Chrystiam Willian Carvalho, Camila Romualdo de Souza, Jéssica Rodrigues, Danielly Cristine Lucas Reghin, Ariel Moraes, Bruna Caroline Vicente e Valdecir Baler Silva. (Comunicação/Prefeitura)

foto_onibus_mais_emprego.jpeg
Paraná Mais Emprego:

Em Cornélio Procópio, ônibus está

atendendo na frente da prefeitura

 

Lançado nesta quarta-feira (18) em Cornélio Procópio pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), na manhã desta quinta-feira, o ônibus do programa já estava estacionado na frente da prefeitura. O objetivo é identificar potenciais candidatos para preencher algumas vagas oferecidas por empresas locais do município na Agência do Trabalhador.

“O programa vem para marcar a presença do Estado do Paraná no município. Temos a nossa Agência do Trabalhador que está funcionando muito bem, mas a presença do ônibus demonstra isso e traz visibilidade do trabalho que está sendo feito”, enfoca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin.

Orienta que as pessoas que desejam informações sobre oportunidades de emprego devem procura-las com os servidores responsável pelo veículo estacionado na frente da prefeitura. Ele permanece no local até o final da tarde de sexta-feira, recolhendo cadastros onde as pessoas terão acesso às vagas de trabalho disponíveis no município.

De acordo com o Marin, no momento o município dispõe de 18 vagas em aberto na Agência do Trabalhador em diversos setores de atividades. As pessoas interessadas devem comparecer na agência, como também, procurar as informações através do ônibus do programa. (Comunicação/Prefeitura)

foto_celso_marim.jpeg

Microempreendedores têm

prazo até o final de agosto

para regularizar débitos

 


Regularização pode ser feita utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento 

Os microempreendedores individuais (MEIs) que estão devendo impostos têm o prazo de até 31 de agosto para regularizar suas dívidas. A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificada dos MEIs para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

O alerta é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, informando que a situação poderá ser resolvida pela quitação dos débitos utilizando o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O pagamento poderá ser feito de forma parcelada até o final do mês.

“Estamos à disposição para atender essa parcela de profissionais fornecendo as informações necessárias para que possam seguir o procedimento correto para quitar ou parcelar seus débitos correspondentes ao registro do MEI”, orienta o secretário da pasta, Celso Marin. Disse que sua secretaria mantém uma equipe no Espaço do Empreendedor para fornecer informações através do número 3904-1056.

Por outro lado, alerta que, a partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas declarações anuais simplificadas para o microempreendedor individual não regularizado para dívida ativa. Com isso, o débito será cobrado na justiça, com acréscimos de juros e outros encargos previstos em lei. (Comunicação/Prefeitura)