Reconhecimento

Viaduto de Cornélio Procópio receberá

nome do ex-prefeito Luiz Márcio Pozzi

 

 

Homenagem partiu do deputado Romanelli através de projetos de lei apresentados na Assembleia e incluem outros ex-prefeitos da região

 

Através de projetos de lei de reconhecimento público apresentados na última sessão do Legislativo Paranaense, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) propôs homenagens aos ex-prefeitos Luiz Márcio Pozzi, de Cornélio Procópio; Sussumo Itimura, de Uraí, e Alexandre Basso, de Nova América da Colina, com denominações de  viadutos.

Se aprovados, os projetos serão transformados em Leis Municipais a serem sancionadas pelos prefeitos atuais e homenageiam as três lideranças da região já falecidas. “São gestores e líderes políticos que merecem reconhecimento. Esta é uma singela homenagem em respeito à memória deles, para que sejam sempre  lembrados”, afirmou Romanelli. O viaduto que levará o nome do ex-prefeito de Cornélio Procópio é o do  entroncamento da BR-369 com via de acesso ao Distrito de Congonhas.

As outras proposições denominam  de  “Prefeito Alexandre Basso” o viaduto que fica no entroncamento da BR-369 com a PR-525, no acesso ao município de Nova América da Colina e,  de “Prefeito Susumo Itimura”,  o viaduto no entroncamento da BR-369 com a PR-442, de acesso a Uraí. . “Justas homenagens a quem, como gestores municipais,  deixaram seus nomes na história pelo trabalho em seus municípios ”, reconheceu o presidente da AMUNOP  e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.

Gratidão - O médico Luis Márcio Pozzi faleceu em junho de 2013, aos 69 anos. Ortopedista de formação, foi membro da diretoria da Santa Casa de Cornélio Procópio e passou por todos os cargos eletivos na cidade. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e eleito prefeito do município para um mandato de 1993 a 1996.

Como prefeito, Pozzi criou o "Projeto Caçula Aprendiz" para estimular a formação de mão de obra industrial e, ao mesmo tempo, atender meninos e meninas carentes. A iniciativa atingiu cerca de 1.000 beneficiários. A experiência teve sequência com o incentivo da educação para o trabalho na rede municipal de ensino. A construção do CAIC Pedro Baggio - Centro de Atenção e Integração à Criança é outra das realizações do ex-prefeito. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ex-prefeito Pozzi: trabalho reconhecido.

d14efd04-745f-4000-86ab-277c768290d8.jpg

fe780f02-a362-4685-8acd-71e4d15326c5.jpg

f4ba2380-fd70-4ea8-9743-76b315542ee7.jpg

f78bd896-653b-4018-8a51-e808939ca4e0.jpg

22198261-4512-45a9-83c9-8bbff55b8bc5.jpg

 

 

ca07134b-ee4e-46b1-83de-d54cf9d81319.jpg155d8b12-a11c-45bc-bfea-dac30cfa06a9.jpg

96b3fa7a-4c3c-4966-8d7e-2987cf388c36.jpg

16fe41aa-d0fe-462f-99e1-aea9c0b34484.jpgc4b939d0-1c14-4dcd-af66-9860fb98dba0.jpg

Visita de cônsul inglês a Cornélio

Procópio ganha status de realeza

 

Representante do Reino Unido veio para marcar os 90 anos da visita do Príncipe de Gales ao município

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, acompanhado da vice-prefeita Angélica Olchaneski e de outras autoridades do município, recebeu nesta sexta-feira (24) o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson. Ele veio para participar da cerimônia comemorativa dos 90 anos da visita do Príncipe de Gales no município.  

Sua vinda rememora um dos aspectos mais relevantes que contextualizam a história do município. Assim, uma grande recepção foi preparada para receber o diplomata e  reviveu um dos momentos marcantes da história do município: a visita, em 1931, do príncipe Eduardo Alberto (Edward Albert Christian George Andrew Patrick David).  À época, era preparado para assumir o trono do Reino Unido, e de seu irmão, Duque de Kent, pai da rainha Elizabeth II.

Pela manhã, a cerimônia aconteceu no ponto em que o príncipe foi recebido há 9 décadas, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, na escadaria que dá acesso à antiga estação ferroviária, hoje museu de taxidermia. No local, que à época recebeu um pórtico para homenagear o representante da família real inglesa, recebeu agora as  placas comemorativas à visita de Patterson.   A segunda solenidade foi no Centro Cultural Galdino de Almeida.

Fato marcante -  O prefeito Amin Hannouche não escondeu sua emoção ao rememorar o fato histórico. “Do Quilômetro 125, se tornou a Cornélio Procópio, nossa terra natal, cidade que escolhemos para viver com nossas famílias. Sinto-me honrado em poder estar aqui como prefeito neste acontecimento que marca um grande momento da nossa história”, disse o prefeito para em seguida propor para o futuro o estabelecimento de vínculo entre Cornélio Procópio com uma cidade inglesa para estabelecimento de futuros acordos de cooperação.

Muito festejado nas duas solenidades, o diplomata inglês, que chegou à cidade no dia anterior, não escondeu sua emoção pela homenagem recebida. “Uma fato marcante para a comunidade britânica estabelecer esse vínculo com a cidade que recebeu nosso príncipe. A emoção foi muito grande em estar no mesmo lugar onde ele esteve a noventa anos, ouvindo as autoridades locais e podendo acompanhar com emoção os hinos nacionais do Brasil e da Inglaterra. Momento marcante em minha vida e que vou me lembrar para sempre”, manifestou Patterson durante sua fala.

Quem também não escondeu sua emoção foi o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Ademir Balera (Coruja), um dos idealizadores da homenagem ao cônsul. “Isso foi muito importante para todos nós. Não perder isto da história. Estamos honrados com a visita dele, um grande representante da coroa britânica em nosso estado e, agora, um amigo de Cornélio Procópio”, disse Balera.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) também participou da homenagem. Em sua fala, lembrou que a região sempre contou com muitos imigrantes ingleses. “Que a amizade entre os povos paranaense e britânico sempre gere bons frutos”, pregou em um dos trechos de sua fala. O historiador e professor da UTFPR, Roberto Bondarik, também participou e apresentou um histórico resumido sobre  a chegada da estrada de ferro na região. No final, o prefeito entregou ao cônsul uma réplica do monumento do Cristo Rei, símbolo de maior representatividade do município.

Também participaram das cerimônias comemorativas, os vereadores Luiz Alberto Dib Canônico, Émerson Cardoso, Ana Paula Ferreira, João Carlos dos Santos, Anderson Araújo, Rafael Alcântara Hannouche, Sebastião Angelino e Saulo Mendes, Cristiano Leite Ribeiro e Carlos Bonfim; Dr. João Manoel Garcia, chefe da 11ª SDP;  Padre Clayton Carvalho; professora Fátima Paduan, reitora da UENP; e representantes do Tiro de Guerra local. A Banda Santa Cecília esteve presente nas duas cerimônias. (Comunicação/Prefeitura)

Doação de ração. Prazo para cadastramento termina nesta sexta-feiraDoação de ração.

Prazo para cadastramento termina nesta sexta-feira

A direção do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (Cerceg), mantido pela prefeitura, comunica que termina nesta sexta-feira (24) o prazo para cadastramento de entidades e pessoas cuidadoras de animais  interessadas em receber doações de ração. Com a decisão da prefeitura de promover a doação do excedente dos alimentos estocados no Centro, foi criado um sistema de cadastramento para que as doações sob esse critério.  Os contatos podem ser feito através dos telefones 3904-1126 e 99109-1146. Entretanto, para finalizar o cadastro, as pessoas terão que ir pessoalmente até o centro para confirmar a veracidade das informações prestadas. Devidamente cadastradas, as pessoas ou entidades protetoras começam a receber as doações no ato. (Comunicação/Prefeitura)

foto_consul.jpeg

Cornélio Procópio recebe

cônsul inglês para comemorar

a visita do Príncipe de Gales

 

Clima de intensa expectativa. É o que aponta o termômetro emocional do procopense com a chegada, nesta sexta-feira (24) à cidade do cônsul britânico no Paraná,  Adam Paul Patterson . Uma grande recepção está sendo preparada para recebê-lo e sua visita vai reviver um dos momentos memoráveis da história do município: a visita do Príncipe de Gales, ou Eduardo Alberto (Edward Albert Christian George Andrew Patrick David). A recepção ficará marcada como um dos fatores mais importantes da cronologia do município.

“É um evento que programamos para marcar os 90 anos da ilustre visita no município, em 1931. Ele esteve em nossa cidade para conhecer as suas peculiaridades e os seus valores. Foi o início de tudo; da colonização do então Quilômetro 125 e, posteriormente, oficializado como Cornélio Procópio. O consideramos como um momento histórico esta visita após o transcurso de nove décadas”, disse o prefeito Amin Hannouche, ao manifestar sua expectativa em torno do acontecimento.

O primeiro ato comemorativo será realizado nas escadarias que dão acesso à antiga estação ferroviária, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. “Será um evento de reconhecimento àquele espaço que abrigou e acolheu o Príncipe de Gales, trazendo na memória das pessoas com mais idade aquele momento tão importante na vida da comunidade”, complementou.

Esta cerimônia está marcada para às 11h. No período da tarde, às 14 horas, o cônsul participará de solenidade no Centro Cultural Galdino de Almeida. O programa está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura. Comunicação/Prefeitura.

Foto: Patterson deverá chegar à cidade na tarde desta quinta-feira